quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar



                                             Por SUSANA GOMES E SILVA COSTA

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: ________. Pedagogia histórico-crítica. Campinas,SP: Autores Associados, 2008,p. 11-22.

                         Elementos do trabalho educativo

Para melhor compreendermos os elementos presentes no trabalho educativo devemos, pois antes de tudo saber que o ser humano não é uma tabua rasa como já dizia o filósofo; entretanto faz-se necessário entendê-lo como ser no qual requer a organização do conhecimento sistematizado. Nesse processo é possível observar que há alguns aspectos do conhecimento que devem ser avaliados em seu contexto: aspecto do mundo real (ciência); aspectos da valorização (que diz respeito a ética) e a simbolização (diz respeito a arte), estes por sua vez gera a produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades, por fim produzimos o saber necessário a vida em sociedade.

Segundo Saviani, a produção do saber se dá em duas modalidades, a primeira refere-se àquelas atividades em que o produto se separa do produtor, como no caso dos livros e objetos artísticos e o segundo refere-se a atividades em que os produtos não se separam do ato de produção, ou seja, o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educação diz respeito de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser

assimilados pelos indivíduos de espécie humana para que se tornem humanos, ou seja, o Homem precisa do outro para melhor se desenvolver; do outro lado, e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. Com isso fica claro que ‘a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado’, ou seja, conhecimento elaborado, não espontâneo, saber sistematizado e não fragmentado, valorização da cultura erudita, não popular.

É a partir do saber sistematizado que se estrutura o currículo da escola e, com isso, um individuo, uma sociedade de cultura letrada.

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