quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Avaliação Escolar - Trabalho Apresentado ao Curso de Coordenação Pedagógica

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO ESCOLAR

PROFESSORA:  INALDA FERNANDES DE LIMA MACEDO

CURSISTA: SUSANA GOMES E SILVA COSTA





Elabore um texto considerando suas concepções e práticas sobre avaliação e aprendizagem.




            A concepção de avaliação vai além da visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional.

            A avaliação não se restringi ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida  como um conjunto de atuação que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa da aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionads, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.

            A avaliação subsidia o professor com elementos para a reflexão continua sobre a sua prática. Para o aluno, é o ionstrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização, de seu investimento na tarefa de aprender.. é importante ter claro que a avaliação continua do processo acaba por subsidiar a avaliação final. Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos encontra na avaliação uma referencia à análise de seus propósitos que lhe permite redimensionar investimentos e assim poder atingir os objetivos propostos.

            Em suma avaliação é comprometida como:

·         Elemento integrador entre aprendizagem e o ensino;

·         Conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma;

·         Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como;

·         Elemento de reflexão continua para o professor sobre sua prática educativa;

·         Instrumento que possibilita ao aluno tomar  consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;

·         Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.

Tipos de avaliação



            Há vários tipos de avaliação: diagnostica formativa e somativa. A avaliação por norma é n pelo principio baseado nas notas e menções, ficando em segundo plano a verificação da aprendizagem. A avaliação por norma leva um quanto dos alunos ao fracasso escolar, antes mesmo de iniciar qualquer processo de aprendizagem. Numa prova frequentemente, o aluno tem apenas de repetir informações e não existe quase nenhum compromisso com a construção do conhecimento. A avaliação normativa é uma ditadura para que se dêem notas.

            Há também a avaliação por critério, ou qualitativa, cujo principio é o registro do aproveitamento em fichas  descritivas, consiste em avaliar os processos do aluno e propor aquisições mais complexas, assim, a avaliação deverá está vinculada a construção de uma teoria vivenciada(o refletir sobre a prática cotidiana do ato de educar). Pó isso que ela é continua, isto é, um processo dinâmico. A prática desse tipo de avaliação deverá contar com a participação crítica e responsável do aluno, constituindo num momento propicio para um efetivo dialogo quando poderão ser questionados aspectos que permitem ‘medir’ o potencial do aluno em relação à construção de seu conhecimento.

            A importância da avaliação do ponto de vista pedagógico-didatico se dá a partir da concepção de ensino e aprendizagem da função da avaliação no processo educativo e das orientações didáticas postas em prática; é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações, para possibilitar, por um lado avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo, por outro lado contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferente.





Modalidades e funções da avaliação

Modalidade
(tipo)
Função
Propósito
Época
Diagnóstica
Diagnosticar
Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. Detectar dificuldades especifica de aprendizagem, tentando identificar suas causas.
Inicio de ano ou semestre ou unidade de ensino.
Formativa
Controlar
Constatar se os objetivos foram alcançados pelos alunos. Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.
Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Somativa
classificar
Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento.
Ao final de um ano ou semestre letivos, ou ao final de uma unidade de ensino.

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