PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO ESCOLAR
PROFESSORA: INALDA FERNANDES DE LIMA MACEDO
CURSISTA: SUSANA GOMES E SILVA COSTA
Elabore um texto considerando suas concepções e práticas sobre avaliação e aprendizagem.
A concepção de avaliação vai além da visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional.
A avaliação não se restringi ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuação que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa da aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionads, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.
A avaliação subsidia o professor com elementos para a reflexão continua sobre a sua prática. Para o aluno, é o ionstrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização, de seu investimento na tarefa de aprender.. é importante ter claro que a avaliação continua do processo acaba por subsidiar a avaliação final. Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos encontra na avaliação uma referencia à análise de seus propósitos que lhe permite redimensionar investimentos e assim poder atingir os objetivos propostos.
Em suma avaliação é comprometida como:
· Elemento integrador entre aprendizagem e o ensino;
· Conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma;
· Conjunto de ações que busca obter informações sobre o que foi aprendido e como;
· Elemento de reflexão continua para o professor sobre sua prática educativa;
· Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;
· Ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
Tipos de avaliação
Há vários tipos de avaliação: diagnostica formativa e somativa. A avaliação por norma é n pelo principio baseado nas notas e menções, ficando em segundo plano a verificação da aprendizagem. A avaliação por norma leva um quanto dos alunos ao fracasso escolar, antes mesmo de iniciar qualquer processo de aprendizagem. Numa prova frequentemente, o aluno tem apenas de repetir informações e não existe quase nenhum compromisso com a construção do conhecimento. A avaliação normativa é uma ditadura para que se dêem notas.
Há também a avaliação por critério, ou qualitativa, cujo principio é o registro do aproveitamento em fichas descritivas, consiste em avaliar os processos do aluno e propor aquisições mais complexas, assim, a avaliação deverá está vinculada a construção de uma teoria vivenciada(o refletir sobre a prática cotidiana do ato de educar). Pó isso que ela é continua, isto é, um processo dinâmico. A prática desse tipo de avaliação deverá contar com a participação crítica e responsável do aluno, constituindo num momento propicio para um efetivo dialogo quando poderão ser questionados aspectos que permitem ‘medir’ o potencial do aluno em relação à construção de seu conhecimento.
A importância da avaliação do ponto de vista pedagógico-didatico se dá a partir da concepção de ensino e aprendizagem da função da avaliação no processo educativo e das orientações didáticas postas em prática; é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações, para possibilitar, por um lado avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo, por outro lado contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferente.
Modalidades e funções da avaliação
Modalidade (tipo) | Função | Propósito | Época |
Diagnóstica | Diagnosticar | Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. Detectar dificuldades especifica de aprendizagem, tentando identificar suas causas. | Inicio de ano ou semestre ou unidade de ensino. |
Formativa | Controlar | Constatar se os objetivos foram alcançados pelos alunos. Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem. | Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino-aprendizagem. |
Somativa | classificar | Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento. | Ao final de um ano ou semestre letivos, ou ao final de uma unidade de ensino. |
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